A importância dos Fluídos de Transmissão Automática
Nos dias de hoje, existe um foco cada vez maior na transmissão, que precisa ter uma performance em harmonia com os restantes componentes do veículo. A escolha do Fluido de Transmissão Automática (ATF) ideal garante uma melhor eficiência de combustível e uma experiência de condução mais confortável.
Com a contínua evolução das transmissões automáticas com mais velocidades, há um aumento de requisitos diferentes e mais exigentes sobre o produto ATF (Fluido de Transmissão Automática).
Do que é composto um Fluido de Transmissão Automática?
O fluido de transmissão é um lubrificante composto por um óleo base, aditivos de performance e modificadores de viscosidade. Há muitos tipos diferentes de fluidos para transmissão. Cada um tem a sua própria mistura de óleos e produtos químicos equilibrada para alcançar as melhores propriedades de lubrificação e funcionamento das correias e engrenagens de transmissão.
Adicionalmente, o ATF também tem corante um verde ou vermelho, facilitando a sua distinção do óleo do motor.
Quais as funções que o ATF desempenha:
-
O fluido tem como principal função lubrificar as engrenagens;
-
Ajuda a dispersar o calor excessivo da transmissão;
-
Limpa e protege as superfícies de metal contra o desgaste;
-
Aumenta a velocidade de rotação e a amplitude de temperatura
Por que é tão importante a escolha e manutenção do seu ATF?
O uso de ATF não recomendados/testados pela marca no seu veículo, pode ter consequências graves como: perda de aceleração, dificuldades na mudança de velocidade, desgaste excessivo, e nos piores casos falha total da transmissão.
É aconselhado fazer-se a troca do fluido de transmissão automática entre 50.000 a 80.000 km, dependendo do seu veículo.
A Superauto dispõe de uma variedade de lubrificantes à sua disposição, desenvolvidos para atender a uma variedade de fluidos de transmissões automáticas específicas.