Importância da mudança do filtro de ar do habitáculo e do ar condicionado no verão
Sabia que, de acordo com a Fundação para a Segurança Rodoviária (FESVIAL), uma temperatura interior do carro superior a 35ºC pode criar um risco comparável ao de estar sob influência de álcool (0,5 a 0,8 gr/l)?!
Por isso, com o aumento das temperaturas, é crucial garantir a manutenção adequada do sistema de ar condicionado e do filtro de ar do habitáculo para maximizar a segurança e o conforto durante a condução na estação mais quente.
Tendo em conta o impacto que as altas temperaturas no interior do carro podem ter para si e para quem o acompanha, a Superauto recomenda a verificação dos filtros e carregamento do sistema de ar condicionado antes das viagens longas, como por exemplo durante a época de férias.
O filtro do habitáculo do carro desempenha um papel crucial para filtrar e purificar o ar que entra no mesmo, eliminando, assim, os poluentes e os alergénios e mantendo a qualidade do ar dentro do mesmo.
Para evitar irritações e alergias causadas por um filtro de habitáculo sujo, recomenda-se a sua substituição todos os anos, ou a cada 15.000 km/20.000 km.
Não sabe identificar os sinais de desgaste filtro do habitáculo?
Verifique se o sistema de ventilação do seu carro apresenta um destes sinais:
· Tem um odor desagradável;
· Está menos eficiente;
· Não é capaz de desembaciar o para-brisas do carro.
Se alguma destas situações ocorrer, não hesite mais: está na altura de fazer a mudança do filtro de ar do habitáculo.
No entanto, além da importância do filtro do habitáculo, também é relevante verificar regularmente o nível de gás do sistema de ar condicionado.
O sistema de ar condicionado de um carro não é apenas algo supérfluo e sem importância, dado que nos dias de calor extremo, como os que temos em Portugal, torna-se uma necessidade.
Uma manutenção preventiva no início do verão pode ajudar a garantir que o sistema está a funcionar na perfeição. Isso não só proporciona um ambiente mais confortável e fresco dentro do carro, mas também ajuda a evitar problemas comuns, como o mau odor e a redução da eficiência devido à acumulação de bactérias e fungos nos filtros.
Por fim, damos-lhe uma dica para a utilização do ar condicionado: garante que existe uma diferença de 5°C entre a temperatura exterior e a interior do carro.
Em dias de calor extremo, com 35°C à sombra, mantenha a temperatura do carro entre os 22º C ou 23°C.
Conte com a Superauto para a aquisição de peças e acessórios.