Anticongelantes: Para que serve e qual a importância?
A mudança do tempo entre o frio e o calor é a altura ideal para verificar o estado do seu Automóvel.
Seja no começo do Verão ou no início do Inverno é obrigatória a verificação do líquido refrigeração do motor, vulgarmente conhecido como anticongelante.
O que é o líquido refrigerante?
O líquido refrigerante é um dos fluidos principais no funcionamento do nosso veículo e é composto por água destilada e um pacote de aditivos dos qual faz parte o etilenoglicol.
A água faz a função refrigerante e usa-se livre de compostos minerais que podem corroer o sistema de refrigeração e assim causar danos no motor.
Por sua vez, o etilenoglicol é um composto químico que permite que o liquido de refrigeração tenha entre outras propriedades a capacidade anticongelante.
O pacote de aditivos costuma variar consoante as normas de cada um dos fabricantes e também apresenta cores diferentes consoante a sua aplicação.
Para que serve o líquido refrigerante?
O processo de combustão pode alcançar temperaturas muito elevadas que acabariam por deformar e danificar as peças do motor e outros elementos.
Como tal a maioria dos veículos automóveis conta com um sistema de refrigeração cujo principal objetivo é manter a temperatura do motor em valores que permitam o seu normal funcionamento e do qual faz parte o liquido de refrigeração.
O liquido de refrigeração para além de refrigerar o motor do nosso veículo serve também para regular a temperatura por todo o circuito de refrigeração e garantir que a temperatura normal de funcionamento seja atingida o mais rapidamente possível, mantendo-se depois estável durante todo período de trabalho.
Como se usa o líquido refrigerante?
O nível do líquido refrigerante é um dos fatores importantes a verificar no nosso veículo, sobretudo se esteve muito tempo parado.
Ao ter acesso á zona do motor vai reconhecer o depósito pelo símbolo de temperatura ou pela própria cor fluorescente do composto.
O nível do liquido refrigerante deve estar entre o mínimo e o máximo marcado no próprio depósito.
Mas se não for assim, devemos enchê-lo da seguinte forma:
- Consultamos o manual para saber qual o líquido refrigerante usado no nosso carro (por vezes também nos indicam no depósito) e compramos uma garrafa.
- Nunca devemos misturar dois tipos de refrigerante muito por causa da sua composição química e de uma possível reação entre alguns dos seus compostos.
- Antes de abrir o que seja, desligamos o motor e asseguramo-nos de que está frio.
- Retiramos a tampa e abrimos o depósito com cuidado para libertar a possível pressão existente.
- Enchemos o depósito com o líquido até que esteja entre os níveis marcados, e rodamos a tampa até ouvir um clique.
Todos os líquidos refrigerantes acabam por perder as qualidades com a passagem do tempo, pelo que para evitar problemas é necessário substituí-los periodicamente.
Quais as vantagens ambientais e económicas?
Uma das principais despesas associada a ter um carro é inevitavelmente o consumo de combustível.
Uma das formas de alcançar esta poupança, e consequentemente diminuir também as emissões poluentes e conseguir que o motor atinja o mais rapidamente possível a temperatura ideal de funcionamento. Depois de atingida deve também ser capaz de a manter o mais constante possível, sem variações ou com variações mínimas.
É aqui que o líquido anticongelante, como parte do sistema de refrigeração em circuito fechado faz a sua parte e mantém constante a temperatura, levando também a uma diminuição do consumo de combustível, ao longo do percurso realizado.
O líquido anticongelante correto e em bom estado pode ser uma preciosa ajuda revelando-se fundamental na poupança no consumo de combustível.
A sua carteira e ambiente agradecem esta decisão!