Temos 5 dicas de como preparar o seu veículo para as férias
O verão é tempo de férias, fins de semana e idas à praia. Isto significa mais exposição ao sol, ao alcatrão e a altas temperaturas. O que pode representar surpresas desagradáveis, sobretudo se acontecerem longe de casa e quando menos se quer, nas férias.
Por isso, conheça as nossas dicas e antecipe eventuais problemas!
Mas não se esqueça: esta preparação deve começar a ser feita entre duas a quatro semanas antes da data de partida para que tenha tempo de alterar alguma peça ou comprar algum produto.
1. Ar condicionado
Um sistema de ar condicionado a funcionar em perfeitas condições permitirá uma viagem mais confortável, mas também mais segura. As altas temperaturas prejudicam a atenção do condutor, uma vez que o tempo de resposta aumenta cerca de duas vezes.
Por isso, se gostava de ter a certeza que está tudo a funcionar corretamente, faça os seguintes testes. Ligue o sistema e certifique-se de que o ar frio funciona nos modos selecionados. Se o ar estiver apenas menos quente, mas não verdadeiramente frio, se a temperatura flutuar drasticamente com a rotação do motor, ou se o ar não sair nas aberturas selecionadas, é hora de ir à oficina e verificar o ar condicionado.
2. Nível de óleo do motor
Antes da partida para férias, é de extrema importância verificar a quantidade e também a qualidade do óleo do motor. Se o óleo estiver abaixo do nível recomendado, ou sem qualidade, compromete a lubrificação e refrigeração do motor e seus componentes, podendo levar o propulsor a sobreaquecer.
Longas viagens significam maior consumo de óleo, por isso, verifique o nível de óleo do seu veículo.
Não esquecer: Verificar o nível de óleo quando o motor estiver frio. No entanto, se já estiver em viagem, deixe o motor arrefecer cerca de 15 minutos e depois verifique.
3. Fluído refrigerante
O líquido de refrigeração mantém o motor na temperatura desejada. Quando as temperaturas ultrapassam os 30ºC, pode ser um verdadeiro desafio para o motor do seu veículo. Para além disso, o trânsito para as praias acaba por sobrecarregar o sistema de refrigeração visto que a baixas velocidades, na maioria das vezes, não existe vento suficiente para arrefecer o motor.
Por isso, é importante verificar a qualidade e a quantidade dos fluidos de refrigeração, principalmente no verão. O refrigerante deve estar limpo e no nível indicado. Caso exista a necessidade de repor o nível do circuito de refrigeração, deverá ser utilizado o líquido equivalente. Caso não tenha disponível, deverá utilizar apenas água.
4. Pneus
Confirmar em que condições estão os pneus faz parte da preparação do seu veículo para a viagem. Verifique se o desgaste dos pneus é uniforme. Se por acaso de um lado estiver mais desgastado que do outro, deve mandar calibrar os pneus.
É aconselhado alinhar e calibrar os pneus, pois irá melhorar a aderência do veículo ao piso e permitirá reduzir o consumo de combustível.
A pressão dos pneus deve ser verificada regularmente. Pressão a mais ou a menos aumenta o desgaste dos pneus e interfere na segurança.
Não esquecer: os pneus devem ser enchidos quando estiverem frios. E não se esqueça de confirmar se o pneu suplente tem a pressão indicada e não está desgastado.
4. Baterias
As baterias avariam sem dar sinal que estão próximas do seu fim de vida. A maneira mais fiável é verificar o estado da bateria com equipamentos específicos, por exemplo, ter um aparelho de teste de baterias ou então adquirir um carregador de bateria que pode levar durante a viagem.
No entanto, mesmo tendo estes aparelhos, aconselhamos a que verifique o estado da sua bateria, por exemplo se os terminais estão limpos e sem ferrugem.
Por último, confirme se tem a documentação obrigatória como seguro e inspeção periódica em dia, bem como o colete refletor, o triângulo de sinalização, o manual do automóvel, o macaco e o adaptador da porca de segurança. Se não tiver o manual peça um novo, pois pode surgir algum imprevisto e assim poderá resolvê-lo mais facilmente.